Empresa dos EUA constrói avião espacial que será usado em missões da NASA
A empresa americana Sierra Space anunciou que concluiu a construção do Tenacity, primeiro avião espacial de sua frota Dream Chaser. O veículo inovador foi projetado para transportar carga até a Estação Espacial Internacional. A aeronave deve começar a ser testada em breve no Centro de Testes Neil Armstrong da NASA em Ohio.
Lançamento em 2024
O Dream Chaser tem cerca de 9 metros de comprimento e uma envergadura de 7 metros. Suas asas têm a capacidade de se dobrar como as de um avião de combate. O avião espacial foi projetado para realizar até 15 missões consecutivas e transportar cerca de 5.500 kg de carga, incluindo suprimentos como alimentos, água, além de equipamentos para experimentos científicos, para a Estação Espacial Internacional.
Today, we are one step closer to enabling major breakthroughs in space as Dream Chaser Tenacity prepares for its journey to NASA Armstrong. pic.twitter.com/VhYi1m7C6C
— Sierra Space (@SierraSpaceCo) October 31, 2023
O contrato da Sierra Space com a NASA prevê que o Tenacity será lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo do novo foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance. Embora ainda não haja uma data definitiva, acredita-se que a aeronave possa ser enviada em um voo de teste para a Estação Espacial Internacional em abril de 2024.
Inicialmente, o Tenacity irá transportar apenas cargas para o espaço. Mas a Sierra Space espera que no futuro o veículo também seja usado para levar pessoas a bordo.