Motor hipersônico chinês pode fazer aeronave voar 9 vezes mais rápido do que o som
Pesquisadores chineses disseram que testaram um novo motor de detonação hipersônico que pode fazer uma aeronave alcançar a velocidade Mach 9, ou seja, ela pode voar nove vezes mais rápido do que o som. O mais impressionante é que o dispositivo é movido a querosene, um combustível mais barato e seguro do que o hidrogênio utilizado atualmente nessa tecnologia. Os resultados foram apresentados em um novo estudo publicado no periódico científico Journal of Experiments in Fluid Mechanics.
Hidrogênio x querosene
Usar querosene de aviação em motores de detonação oferece um maior desafio para os cientistas, pois ele queima mais lentamente que o hidrogênio. Isso porque o uso de querosene exigiria uma câmara que é dez vezes mais longa do que as que são usadas nos motores de hidrogênio atuais. O comprimento extra seria impossível de ser implementado na a maioria dos aviões hipersônicos sem comprometer sua aerodinâmica.
Para contornar o problema, Liu Yunfeng, principal autor do estudo, e seus colegas do Instituto de Mecânica da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram uma pequena protuberância na entrada de ar do motor. Segundo os cientistas, essa modificação permite que o querosene detone mais facilmente ao mesmo tempo em que mantém o tamanho da câmara pequeno. O equipamento foi testado com sucesso no JF-12, o maior túnel de choque do mundo, em Beijing, que replica condições de voo hipersônico.
Aeronaves hipersônicas são aquelas que ultrapassam a velocidade de Mach 5 (6.174 km/h). Diversos aviões do tipo estão sendo desenvolvidos no momento, tanto para uso comercial (confira aqui e aqui), quanto militar.