Incrível avião hipersônico chinês voará de Londres a Nova York em uma hora
A empresa chinesa Space Transportation anunciou que está desenvolvendo um protótipo de nave espacial “ultrarrápida”, com capacidade de transportar passageiros a qualquer lugar do planeta Terra, indo até o espaço para depois descer no destino desejado. O "foguete com asas" Tianxing I começaria sua decolagem de forma vertical e poderia alcançar os 4 mil km/h. Uma vez alcançada a velocidade máxima, seria possível viajar de Londres a Nova York em apenas uma hora.
Viagem suborbital
O Tianxing I medirá aproximadamente 45 metros de comprimento (maior que um Boeing 737) e contará com dois motores em sua parte superior. Uma simulação feita com computação gráfica mostra passageiros embarcando na aeronave, que se conecta a uma espécie de asa-delta movida a foguetes. Após uma decolagem vertical, o avião se desprende da asa e continua sua jornada suborbital, pousando verticalmente em três pés instalados em sua parte traseira.
"Estamos desenvolvendo um foguete com asas para transporte ponto a ponto de alta velocidade, com custo mais baixo do que os foguetes que transportam satélites e mais rápido que as aeronaves tradicionais", disse um porta-voz da empresa. A Space Transportation arrecadou cerca de US$ 46 milhões para executar o projeto.
No entanto, os fãs de viagens espaciais precisam ter calma, já que a empresa chinesa afirmou que o turismo a uma velocidade supersônica deve demorar um pouco para se tornar realidade. Até o momento, foram realizados voos de teste bem-sucedidos somente com os foguetes, e espera-se que, até 2024, sejam iniciados os primeiros ensaios completos. A expectativa é que a aeronave ofereça voos comerciais a partir da década de 2030.