Novo jato supersônico silencioso da NASA está prestes a ser testado
A NASA está prestes a iniciar os testes de voo do X-59, seu novo jato supersônico silencioso. A aeronave, apelidada de “Filho do Concorde” foi projetada para ultrapassar a velocidade Mach 1 (cerca de 1225 km), reduzindo o estrondo sônico resultante a um baque menos barulhento para as pessoas no solo. A agência espacial dos Estados Unidos irá avaliar essa tecnologia como parte da missão Quesst, que coleta dados para possibilitar viagens aéreas supersônicas comerciais.
Testes iniciais
De acordo com a NASA, o X-59 foi transferido de seu canteiro de obras para a linha de voo, na Califórnia. Em seguida, a equipe realizará testes de solo para garantir que a aeronave esteja segura para voar. Depois disso, o próximo passo será voar com a aeronave sobre várias comunidades para coletar dados sobre as respostas humanas ao som gerado durante o voo supersônico.
Apesar de ser uma aeronave supersônica, o X-59 deverá produzir um estrondo "suave" ao invés de um ensurdecedor ruído sônico. O Concorde, mais célebre avião supersônico comercial, foi aposentado devido ao transtorno que esse barulho provocava em regiões densamente habitadas. O novo avião da NASA terá um comprimento de 28,6 m, além de 4,19 m de altura e envergadura de 8,99 m.
O design aerodinâmico do X-59, especialmente de seu nariz, com 9,1m de comprimento, foi especialmente pensado para reduzir as ondas de choque geradas pelo movimento das partículas no ar, ao superar a velocidade do som. Segundo seus desenvolvedores, a aeronave conseguirá reduzir os ruídos substancialmente, voando quase em silêncio.