Pentágono lança site com imagens e relatórios oficiais sobre óvnis
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou uma plataforma online que abriga informações sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados (ou UAPs, o termo militar para óvnis, na sigla em inglês). Entre o material disponibilizado pelo Pentágono, estão documentos previamente secretos que já perderam o sigilo. O conteúdo pode ser pesquisado neste link.
Transparência e acesso a informações
De acordo com o Pentágono, a plataforma servirá como um "centro de acesso único" para documentação relacionada a objetos voadores não identificados. O objetivo do Departamento de Defesa é oferecer maior transparência sobre as atividades do Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO), que foi inaugurado no ano passado.
"Este site fornecerá informações, incluindo fotos e vídeos, sobre casos resolvidos de UAPs à medida que forem revelados e aprovados para publicação. O restante do conteúdo inclui [...] uma seção de perguntas frequentes, bem como links para relatórios oficiais, transcrições, comunicados à imprensa e outros recursos que o público pode achar úteis, como [...] sites de rastreamento de aeronaves, balões e satélites", afirma o comunicado.
"A publicação do site é o próximo passo neste processo, em termos de garantir que o público tenha informações e conhecimento sobre os UAPs", afirmou Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, durante uma entrevista coletiva, confirmando que "o que vocês estão vendo hoje é o que foi tirado de sigilo até o momento".
Atualmente, o site contém uma série de vídeos, alguns dos quais estão classificados como "casos não resolvidos". Cada um desses vídeos é acompanhado por breves descrições que fornecem informações sobre as avaliações realizadas pelo AARO. Um relatório de avistamentos de UAPs publicado ano passado pelo Pentágono aponta que nenhum dos casos registrados até hoje apresenta indícios de atividade extraterrestre.