Audiência pública do governo dos EUA promete expor informações sobre óvnis
O governo dos Estados Unidos promove uma audiência pública sobre o fenômeno dos óvnis nesta quarta-feira (13/11). O evento promete expor informações antes mantidas em sigilo, numa tentativa de aprofundar o debate sobre os chamados “Fenômenos Anômalos Não Identificados” (UAPs, na sigla em inglês). O encontro é uma iniciativa do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos EUA.
"Expondo a Verdade"
Segundo um comunicado, a audiência, intitulada “Fenômenos Anômalos Não Identificados: Expondo a Verdade”, tentará levantar ainda mais o véu sobre programas secretos de pesquisa de UAPs conduzidos pelo governo dos EUA e as descobertas não reveladas que eles produziram. Além disso, o Comitê de Supervisão e Responsabilidade destacou que o evento irá examinar a “relutância do Departamento de Defesa em retirar adequadamente o sigilo do material sobre UAPs” e explorar maneiras de informar melhor o público sobre o tema.
Entre os especialistas que prestarão depoimento estão Tim Gallaudet, oceanógrafo e ex-almirante da Marinha dos EUA; Luis Elizondo, ex-líder do Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas do Pentágono; Michael Gold, integrante da Equipe Independente de Estudos sobre UAPs da NASA; e Michael Shellenberger, cofundador do Breakthrough Institute.
Embora algumas audiências anteriores tenham deixado entusiastas frustrados, com políticos considerando os resultados como “uma piada total” e “frustrantes”, esta audiência gera expectativas de maior transparência e avanços. No entanto, é improvável que o governo apresente provas definitivas de vida extraterrestre; ainda assim, espera-se que novas informações sobre avistamentos e investigações sejam reveladas, contribuindo para uma melhor compreensão do fenômeno.