Inicio

O estranho caso do homem que sumiu e voltou 30 anos depois com a mesma roupa

Após retornar, o agricultor romeno Vasile Gorgos dizia que não se lembrava de nada o que havia acontecido nas três décadas anteriores
Por History Channel Brasil em 10 de Setembro de 2024 às 12:18 HS
O estranho caso do homem que sumiu e voltou 30 anos depois com a mesma roupa-0

Certa manhã de 1991, o agricultor romeno Vasile Gorgos saiu de casa para pegar o trem que o levaria a uma cidade próxima. Seu plano era voltar no mesmo dia, mas ele nunca retornou. Sua família e a polícia começaram uma busca que durou meses sem obter nenhuma pista, até que finalmente se resignaram ao fato de que o pai de família nunca voltaria. No entanto, uma noite de 2021, o homem voltou para casa como se nada tivesse acontecido.

“Sempre estive em casa”

Segundo testemunhas, um carro teria deixado Gorgos na porta de casa e partido misteriosamente. Ele, que agora era um idoso de 93 anos, dizia que não se lembrava de ter estado ausente por longos 30 anos. Sua família oscilava entre a emoção de ter seu pai de volta e a confusão por não saber absolutamente nada sobre o que havia ocorrido durante esse tempo. 

Sempre que o homem era questionado sobre onde tinha estado, ele sempre respondia: “Em casa. Sempre estive em casa”. O que tornava o mistério ainda maior era o fato de que ele voltou usando as mesmas roupas que vestia no dia de seu desaparecimento, e no bolso ainda estava o bilhete de trem.

Meios de comunicação nacionais e internacionais cobriram a notícia, e em toda a Romênia não se falava de outra coisa além do estranho caso de Vasile Gorgos. Muitas teorias sobre o que aconteceu com ele circularam na comunidade, desde a possibilidade de ele ter tido uma vida secreta até a hipótese de ter sido abduzido por extraterrestres.  Outras pessoas diziam que ele poderia ter desaparecido na misteriosa floresta de Hoia Baciu, “o Triângulo das Bermudas da Transilvânia”. 

Entre as teorias que não envolvem o sobrenatural, uma delas sugere que Gorgos estava na prisão durante todo esse tempo. A hipótese é que ele levava uma vida dupla e usava um nome diferente para cometer crimes, tendo sido preso enquanto usava essa identidade alternativa. Isso explicaria por que sua família nunca conseguiu encontrá-lo.

Alguns psiquiatras acreditam que Gorgos pode ter sofrido de transtorno de personalidade dissociativa, condição que envolve ter duas personalidades diferentes. Isso poderia ter levado o homem a levar outra vida por essas três décadas. No entanto, outros especialistas apontam que o transtorno tende a ser apenas esporádico e é improvável que dure tanto tempo.

Um ano após seu retorno, Gorgos morreu enquanto dormia. O mistério do seu paradeiro durante aqueles 30 anos permanece. 

Fontes
Infobae e The Sun
Imagens
istock