5 fatos surpreendentes sobre a Bíblia que você certamente não sabia
A Bíblia, um dos livros mais populares na história da literatura universal, foi traduzida para mais de 2.500 idiomas e reúne vários livros sagrados da tradição judeu-cristã. Embora, provavelmente, ninguém ignore sua existência, é verdade que existem alguns fatos curiosos que poucas pessoas conhecem:
Vídeo relacionado:
Não há contradições: Se considerarmos que ela foi escrita há milhares de anos e que participaram mais de 40 autores diferentes, o fato de a Bíblia não revelar nenhuma contradição é algo bastante surpreendente.
Historicamente precisa: Quando os textos do Novo Testamento ainda estavam em plena produção, historiadores seculares, como Josefo e Tácito, já escreviam sobre os acontecimentos da época. Comparando os fatos narrados por uns e outros, a Bíblia demonstra rigor histórico.
O maior e o menor: O Salmo 119, com 176 versos, é o capítulo mais extenso da Bíblia. Já o Salmo 117, com apenas 2 versos, é o mais curto. Por sua vez, o maior livro é o dos Salmos, com 150 deles e 43.743 palavras. O menor livro é a 3ª Epístola de João, com apenas 1 capítulo e 299 palavras. Por fim, o versículo mais longo é Esther 8:9, com 90 palavras, e o menor é João 11:35, com apenas 2 palavras: “Jesus chorou”.
Matusalém não foi tão longevo: Segundo a tradução da Bíblia original, o oitavo patriarca antediluviano morreu aos 969 anos de idade. Os especialistas acreditam que o erro é decorrente de um cálculo mal feito durante a tradução, já que, provavelmente, seriam 960 meses lunares, equivalente a 78 anos e meio. As primeiras tribos judaicas mediam o tempo em meses lunares.
Fonte: Super Curioso
Imagem: NYC Wanderer (Kevin Eng)/Wikimedia Commons