A Bíblia deve ser lida ao pé da letra? Descoberta recente contesta essa ideia
Polêmica está em documento que ficou escondido por 1.500 anos.
Vídeo relacionado:
Esse documento antiquíssimo ficou escondido por 1.500 anos dentro de um manuscrito anônimo na biblioteca da Catedral de Colônia. Porém, em 2012, a Universidade de Salzburgo digitalizou o manuscrito e um acadêmico austríaco percebeu a grandiosidade da descoberta ao traduzi-lo. Trata-se da primeira interpretação em latim dos evangelhos, perdida no tempo.
O texto é anterior à Vulgata, a primeira tradução da Bíblia hebraica e grega para o latim, realizada por São Jerônimo, sob encomenda do Papa Dâmaso I. E após o trabalho de tradução para o inglês, o acadêmico Hugh Houghton concluiu que os primeiros estudiosos bíblicos não interpretavam os evangelhos como uma história, mas como uma série de mensagens codificadas que representavam elementos-chave do Cristianismo.
Essa teoria contradiz a visão atual do Cristianismo sobre a Bíblia e sua interpretação como palavra literal de Deus. A hipótese descarta ideias tão enraizadas no Cristianismo como a de que o mundo teria sido criado em seis dias e que a Terra não possuiria mais que seis mil anos. O texto revelador será publicado em breve junto com o documento original em latim.
Fonte: RT
Imagem: Shutterstock