Descoberta arqueológica pode confirmar a existência do profeta bíblico Isaías
O trabalho de arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém poderá confirmar definitivamente a existência de Isaías, um dos maiores profetas da história, responsável, entre muitas outras predições, pelo anúncio do nascimento, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré.
Vídeo relacionado:
Os pesquisadores descobriram um selo que leva o nome de Isaías inscrito, há menos de três metros de onde o selo com o nome do rei Ezequias havia sido encontrado em 2015 (veja a imagem abaixo). O local era um palácio antigo, ao sul do Monte do Templo.
“Se o selo é realmente do profeta, não foi uma surpresa encontrar essa esfera ao lado de outra, com o nome do rei Ezequias, dada a relação entre ambos descrita pela Bíblia”, afirmou a professora Eilat Mazar, principal autora do estudo. O objeto, datado de 2.700 anos de idade, tem gravado o nome de Yesha’yah (Isaías). Além disso, é possível ver também a sigla NVY, as três primeiras letras da palavra hebraica para profeta.
“A peça está levemente danificada, por isso não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica aleph, que resultaria na palavra profeta e não deixaria dúvidas sobre ser uma assinatura do profeta Isaías”, explica Mazar. O nome de Isaías, no entanto, está bem claro na peça.
A tiny clay piece may be the first-ever proof of the Prophet Isaiah, however a missing letter leaves room for doubt...
— Hebrew University (@HebrewU) 22 de fevereiro de 2018
Read more about @HebrewU archaeologist Dr Eilat Mazar's amazing find in @BibArch https://t.co/BtOA1UtbwP.
Photo credit: Ouria Tadmor/Hebrew University. pic.twitter.com/MEHeyxIQPH
Fonte: The Times of Israel
Imagem: Isaías - Escultura de Aleijadinho - Arnaldo Jr/Shutterstock.com