Encontradas as ruínas de um templo que estaria ligado a milagres de Jesus
Arqueólogos podem ter encontrado em Israel as ruínas de um templo em uma cidade que, segundo a Bíblia, esta ligada à milagres de Jesus. De acordo com o Novo Testamento, Corazim teria sido "amaldiçoada" por não reconhecer as maravilhas feitas por Cristo. Análises iniciais indicam que a estrutura descoberta agora data do século I d.C.
"Descoberta revolucionária"
Uma sinagoga datada de 380 d.C. já havia sido descoberta no local no início do século XX, mas até agora não havia evidências que a ligassem ao período de Jesus. Porém, ao continuar os trabalhos recentemente, os pesquisadores desenterraram as ruínas de um templo ainda mais antigo, soterrado abaixo dessa estrutura. "Esta é uma descoberta revolucionária. Tenho escavado por todo o mundo, e, para mim, é definitivamente uma das escavações mais importantes que já dirigi", afirmou o arqueólogo chefe, Achia Cohen-Tavor.
A equipe removeu o piso das ruínas do século IV d.C. e encontrou grandes blocos de pedra dispostos de forma específica. Entre as pedras, foram encontrados fragmentos de cerâmica, moedas e utensílios de cozinha. "Não posso datar a pedra em si, mas posso datar a cerâmica e, com sorte, as moedas encontradas entre as rochas", explicou Cohen-Tavor.
Embora o que foi encontrado no local sejam apenas indícios da sinagoga do século I, os arqueólogos acreditam que os artefatos em breve confirmarão suas hipóteses. O Livro de Mateus menciona Corazim como um local onde Jesus fez milagres, mas Cristo também fez uma advertência à cidade após ter sido rejeitado pelos seus habitantes:
"Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza".
Mateus 11:21