Encontrado o local onde a Bíblia diz que um anjo matou 185 mil homens
Uma nova descoberta arqueológica pode confirmar um relato bíblico de uma invasão fracassada a Jerusalém pelo Império Neo-Assírio, liderado pelo rei Senaqueribe há cerca de 2.700 anos. O trecho da Bíblia, encontrado em 2 Reis 19:35, descreve uma intervenção angelical que teria dizimado o exército assírio, poupando a cidade sagrada da destruição. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Near Eastern Archaeology.
Derrota misteriosa
Os vestígios do que se acredita ser o acampamento assírio foram identificados pelo arqueólogo Stephen C. Compton em 2021, com base em fotografias aéreas de Colina da Munição, a cerca de um quilômetro das fronteiras de Jerusalém. Compton argumenta que as ruínas correspondem a um acampamento militar do final do século VIII a.C., sugerindo que o exército de Senaqueribe estava pronto para atacar Jerusalém antes de ser misteriosamente derrotado.
Embora não haja evidências de eventos sobrenaturais nem da existência de esqueletos da época no local, a presença de um acampamento fortificado da época de Senaqueribe reforça a narrativa de que o exército assírio esteve na região. No estudo, Compton detalha como identificou o local através da comparação de fotografias aéreas e esboços antigos do acampamento assírio em Laquis, uma cidade situada 65 km ao sul de Jerusalém.
As descobertas em Laquis, que incluem fragmentos de cerâmica datados da invasão de Senaqueribe, confirmam que os assírios construíram acampamentos temporários próximos às cidades que planejavam atacar. Compton também encontrou semelhanças entre os acampamentos em Laquis e na Colina da Munição, reforçando a teoria de que ambos pertenciam ao mesmo período e foram usados para fins militares durante as campanhas expansionistas de Senaqueribe.