Inicio

Garoto que inspirou caso do filme "O Exorcista" se tornou engenheiro da NASA

Vítima de suposta possessão demoníaca na década de 1940 ajudou na missão lunar Apollo 
Por History Channel Brasil em 25 de Outubro de 2023 às 15:35 HS
Garoto que inspirou caso do filme "O Exorcista" se tornou engenheiro da NASA-0

O Exorcista, clássico filme de terror dirigido por William Friedkin em 1973, foi inspirado em um suposto caso real de possessão demoníaca que aconteceu nos Estados Unidos no fim da década de 1940. Ao contrário da obra de ficção, o incidente não teve uma menina como protagonista, mas um garoto. O mais surpreendente é que ele se tornou um engenheiro da NASA na idade adulta.

Fenômenos paranormais

O caso aconteceu na cidade de Silver Springs, em Maryland, no ano de 1949. A suposta vítima de possessão era um garoto de 14 anos (que durante décadas foi identificado com o pseudônimo de "Roland Doe"). Após a morte de sua tia Harriet, uma espiritualista que lhe havia ensinado a usar um tabuleiro Ouija, o menino teria começado a vivenciar experiências paranormais.

Inicialmente, Roland passou a relatar que ouvia sons de arranhões vindos do chão e das paredes de seu quarto. Seus pais começaram a se preocupar quando o colchão da cama do garoto teria começado a se mexer sozinho. Após consultarem psiquiatras, médicos e pastores luteranos, eles acabaram recorrendo a padres jesuítas.

O primeiro exorcista a agir no caso foi o padre E. Albert Hughes. Segundo relatos, ele amarrou Roland no colchão, mas o garoto conseguiu quebrar o estrado da cama e ferir o religioso com o pedaço de madeira. Arranhões teriam começado a aparecer no corpo do menino, formando palavras como "Louis". Interpretando isso como uma mensagem, a família levou o garoto para St. Louis, onde se hospedaram na casa de parentes.

Em St. Louis, eles pediram ajuda a outros dois padres, William Bowdern e Walter H. Halloran. Os dois teriam presenciado os mesmos fenômenos paranormais relatados anteriormente, como arranhões inexplicáveis e o movimento do colchão. Perdendo as esperanças, os pais de Roland decidiram interná-lo em um hospital na cidade. Lá, em 18 de abril de 1949, os padres conduziram um último ritual de exorcismo.

Menino assustador

Naquele dia, às 22h45, os religiosos fizeram orações pedindo ajuda a São Miguel para expulsar Satanás do corpo de Roland. Sete minutos depois, saindo do estado de transe, o menino teria dito: "ele se foi". Mais tarde, o garoto afirmou que teve uma visão do santo vencendo o demônio em um campo de batalha. 

Depois disso, Roland viveu uma vida normal. Somente em 2021, um ano após ter morrido, aos 85 anos de idade, é que sua identidade foi revelada. Seu verdadeiro nome era Ronald Edwin Hunkeler, que na vida adulta se tornou engenheiro e trabalhou durante quatro décadas na NASA, contribuindo para as missões espaciais Apollo. Ele também patenteou uma tecnologia que ajudou os painéis dos ônibus espaciais a resistir ao calor extremo.

Fontes
The Guardian e All That is Interesting
Imagens
iStock