Manopla de Thanos teria sido inspirada em relíquia de santa católica
A Manopla do Infinito é o objeto mais poderoso do Universo Cinematográfico Marvel. A luva reúne as seis Joias do Infinito, tornando quem a usa onipotente. O vilão Thanos utilizou a arma para dizimar metade da vida no universo em Vingadores: Guerra Infinita. Agora surge a teoria de que o artefato teria sido inspirado em uma relíquia católica.
Recentemente, muita gente notou semelhanças entre a Manopla e a luva de prata que guarda a mão de Santa Teresa de Ávila, morta em 1582. Assim como a arma de Thanos, o artefato sagrado é decorado com joias coloridas. São cinco pedras menores, nas bases dos dedos, e uma maior, nas costas da mão.
A história da relíquia católica é fascinante por si só. Quando Santa Teresa morreu, ela foi enterrada em um convento. Nove meses depois, o caixão foi aberto e descobriu-se que seus restos mortais estavam intactos. Antes de sepultá-la novamente, partes de seu corpo, como mãos e coração, foram cortadas e preservadas.
[VÍDEO RELACIONADO: Como surgiu o catolicismo?]
Para guardar uma das mãos da santa, foi confeccionado o invólucro de prata que se assemelha à arma de Thanos. A relíquia ficava armazenada em uma igreja em Ronda, na Espanha. Nos anos 1930, o ditador Francisco Franco se apoderou do objeto e o carregava para todos os lugares. Depois de sua morte, a mão foi recuperada e devolvida para a igreja.
Jim Starlin, o artista que criou Thanos, certa vez disse em uma entrevista que o vilão foi baseado parcialmente em sua criação católica. "Eu era fascinado pela ideia de alguém ser onipotente", disse. Na conversa, ele não cita especificamente o artefato de Santa Teresa, mas especula-se que Starlin tenha se inspirado nele para desenvolver a Manopla do Infinito.
Fonte: Uol
Imagem: Montagem com fotos da Enciclopédia Católica e da Marvel Studios/Walt Disney Studios Motion Pictures