Misteriosa estrutura na Rússia pode ser uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo
Uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo pode ter sido identificada na Rússia. A misteriosa estrutura está enterrada sob a fortaleza de Naryn-Kala, em Derbente, no Daguestão. De acordo com pesquisadores da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia MISIS, apenas o fragmento de uma cúpula da edificação é visível.
Os pesquisadores estimam que a estrutura tenha sido construída por volta do ano 300 d.C. Até hoje havia dúvidas sobre a sua natureza. Especulava-se que ela poderia ser um reservatório de água da fortaleza, um templo dedicado ao zoroastrismo ou uma igreja cristã. Um novo estudo aponta que a última hipótese é a mais provável.
O local não pode ser escavado porque é tombado como patrimônio cultural da UNESCO. Para estudar a estrutura, os arqueólogos usaram o método de radiografia de múon, o mesmo que havia sido utilizado para investigar o interior de pirâmides no Egito. O estudo revelou que a construção tem formato de cruz e foi erguida com pedra calcária. Ela tem cerca de 11 metros de altura e se estende por 15 metros do sul ao norte e 13,4 metros do oeste ao leste.
Segundo a pesquisadora Natalia Polukhina, o fato de a estrutura ter forma de cruz e ter sido construída apontando para os pontos cardeais pode indicar que se trata de um antigo templo cristão. Caso isso se confirme, o local seria a igreja mais antiga da Rússia e uma das primeiras do mundo. Acredita-se que a edificação tenha sido enterrada depois que Derbente foi conquistada pelos árabes, por volta do ano 700 d.C.
Fontes: Live Science e Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia MISIS
Imagens: Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia MISIS/Divulgação