Sepulcro de Santa Teresa é aberto e seu corpo permanece incorrupto após 110 anos
Um grupo de especialistas composto por médicos, cientistas e religiosos abriu o sepulcro que contém os restos mortais de Santa Teresa de Jesus, na cidade de Alba de Tormes, província de Salamanca, na Espanha. O caixão permaneceu fechado por 110 anos, protegido por dez chaves. De acordo com os primeiros relatos, o corpo da religiosa morta em 1582 continua incorrupto, ou seja, sem decomposição dos tecidos.
Aspecto preservado
A última vez que o sepulcro da santa havia sido aberto foi em 1914, quando foi tirada a única fotografia conhecida de seus restos mortais, que agora será utilizada para comparar o estado de conservação. Após a nova abertura do túmulo, o Padre Marco Chiesa afirmou que "o corpo da santa mantém o mesmo aspecto visual da última abertura".
📷 (GALERÍA DE FOTOS) | El cuerpo de Santa Teresa de Jesús mantiene el mismo aspecto visual que en 1914
— SALAMANCArtv AL DÍA (@SArtvALDIA) August 28, 2024
👉 https://t.co/2iqz8jhWk0 pic.twitter.com/9RLeIhiZQ4
Os restos de Santa Teresa, canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970, serão submetidos a um estudo minucioso por especialistas italianos do Dicastério das Causas dos Santos do Vaticano. A análise se concentrará em avaliar o estado do cadáver e das "relíquias maiores", como o coração e o braço, com o objetivo de garantir sua adequada conservação e veneração. Após a primeira fase das análises os especialistas irão determinar os próximos passos na preservação desses valiosos restos mortais.
Aunque no sea de mis santas fav, estoy muy emocionada con esto: entre hoy y el sábado van a abrir después de 110 años el sepulcro de santa Teresa de Jesús para hacer un estudio de su cuerpo. Así estaba el cuerpo la última vez que se abrió su lugar de descanso, en 1914. pic.twitter.com/PJwGuRJkEm
— Irina Hirondelle 🌿 (@IrinaHirondelle) August 28, 2024
Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Teresa de Ávila antes de sua beatificação, foi uma freira dedicada à escrita e à reforma da igreja espanhola. Nascida em 28 de março de 1515 em Gotarrendura, Ávila, fundou a Ordem das Carmelitas Descalças, um ramo reformado da ordem carmelita que promovia um retorno à vida austera e contemplativa. É autora de várias obras influentes, como "O Livro da Vida", "Caminho de Perfeição" e "As Moradas", consideradas clássicos da literatura mística cristã.
No es el guante de Tanos con las piedras del infinito de la película “Infinity War”. Es el relicario del SXVIII que contiene la mano incorrupta de Santa Teresa de Jesús. Ahora se encuentra en Alba de Tormes (Salamanca) para su estudio, junto al sepulcro de la santa. #cultura… pic.twitter.com/QMarigN4Ih
— Sergio Peraza ESCULTOR (@PerazaSculptor) August 28, 2024