Uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo é encontrada na Armênia
Pesquisadores encontraram na antiga cidade de Artaxata, na Armênia, uma construção inédita. A estrutura é considerada uma das mais antigas igrejas cristãs do mundo (e a mais antiga do país). A descoberta foi feita por uma equipe conjunta da Universidade de Münster, na Alemanha, e da Academia Nacional de Ciências da Armênia.
Estrutura octogonal
A estrutura possui formato octogonal, com anexos em forma de cruz, e foi analisada por métodos geofísicos. “Trata-se de uma igreja do século IV, a mais antiga arqueologicamente comprovada no país – um testemunho impressionante do início do cristianismo na Armênia”, destacou Achim Lichtenberger, da Universidade de Münster. Já Mkrtich H. Zardaryan, da Academia de Ciências da Armênia, observou que “igrejas octogonais eram até agora desconhecidas na região, mas são comuns no Mediterrâneo oriental desde o século IV”.
Nos anexos cruzados, foram encontradas plataformas de madeira datadas por carbono na metade do século IV. O edifício, com cerca de 30 metros de diâmetro, apresentava piso de argamassa e placas de terracota. Vestígios de mármore indicam que o local era ornamentado com materiais importados do Mediterrâneo.
O projeto de pesquisa, iniciado em 2018, busca compreender melhor a evolução urbana de Artaxata, antiga capital das dinastias Artáxidas e Arsácidas. Além da nova igreja, a equipe pretende investigar a relação do local com duas figuras históricas: o monge Gregório, o Iluminador, e o rei Tirídates III.
De acordo com a tradição popular dessa região, em 301, em Artaxata, Gregório converteu Tirídates III ao cristianismo, o que fez com que a Armênia se tornasse o primeiro Estado cristão do mundo. A cidade situada na planície do Ararat, foi um centro importante durante o período helenístico e manteve sua relevância por séculos. As escavações continuam, e os arqueólogos esperam encontrar mais pistas sobre a história e o propósito da construção recém-descoberta.