Os símbolos dos biscoitos Oreo que muitos vinculam aos Templários
Uma das teorias da conspiração mais curiosas que circulam pelo mundo envolve os famosos biscoitos Oreo. Isso porque algumas pessoas acreditam que os desenhos que decoram a guloseima estariam relacionados ao simbolismo templário e maçônico. Há algum fundamento nisso?
Cruz Templária
Segundo essas teorias da conspiração, o símbolo ao redor da palavra “Oreo” é, nada mais, nada menos que a Cruz dos Cavaleiros Templários de Lorena. Além disso, as flores (ou os trevos) estariam desenhadas segundo a Cruz Templária. Mas isso não é tudo: os pontos, as flores e as linhas representariam os três graus da maçonaria antiga.
A respeito dos maçons, a disposição da linha pontuada ao redor do biscoito formaria a estrela de cinco pontas, um símbolo da Ordem da Estrela do Leste. De fato, são símbolos atualmente vigentes dentro dos corpos maçônicos. Coincidência? Os conspiradores dizem que o design foi elaborado por um membro da maçonaria.
Na verdade, o design do biscoito Oreo moderno foi baseado no de seu predecessor, o biscoito Hydrox, que também possuía padrões em relevo. O padrão que atualmente está impresso nos biscoitos foi implementado em 1952 e é uma versão complexa baseada no design anterior. Os trevos de quatro folhas e a cruz dupla, localizada na região central, correspondem ao tradicional símbolo da marca da fabricante Nabisco.
Os desenhos são obra do engenheiro já falecido William A. Turnier, e ninguém lhe perguntou em vida qual foi a sua inspiração. Seu filho, Bill Turnier, já afirmou que seu pai não tinha interesse nenhum em maçons ou templários e que o desenho obedece a um critério estritamente orgânico.
Fonte: Gizmodo