Osso de um dos primeiros papas pode ter sido encontrada no lixo
Uma companhia de limpeza de Londres pode ter encontrado no lixo um objeto religioso de valor inestimável. Enquanto separavam detritos em um depósito de resíduos, funcionários se depararam com um relicário de ouro, vidro e couro, contendo um fragmento de osso e um pedaço de papel, onde estava escrito “Ex Oss. S. Clementis PM”. Ou seja, o artefato pode ser uma relíquia de São Clemente, um dos primeiros papas.
Vídeo relacionado:
Enquanto cumpria pena, Clemente converteu muitos presos e por isso, no ano 100 foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço, tornando-se num mártir cristão dos princípios da Cristandade. Seu corpo foi recuperado das águas e sepultado em Quersoneso, na Crimeia, de onde, mais tarde, por ordem de Nicolau I, seu corpo foi levado a Roma.
“Você pode imaginar nosso espanto quando nos demos conta que nossas equipes acharam um pedaço de osso que pertenceu a um papa", disse James Rubin, dono da empresa Enviro Waste. A companhia ainda está decidindo a que organização deve entregar o artefato. Relíquias de santos passaram a ser populares na época da Idade Média. Fieis acreditavam que os objetos sagrados poderiam até realizar milagres.
Como o hábito de preservar relíquias só começou a ser cultivado séculos após a morte de São Clemente, especialistas questionam a autenticidade do artefato. Uma das hipóteses é que o relicário tenha sido forjado no período medieval e preservado desde então.
Fonte: IFLScience
Imagem: Enviro Waste/Reprodução