1º módulo lunar dos EUA em 50 anos manda foto de despedida antes de ser desativado
O módulo de pouso Odysseus mandou uma imagem de despedida do Polo Sul da Lua antes de ser desativado. O dispositivo, o primeiro de propriedade privada a alcançar o solo lunar, teve sua missão encurtada devido a problemas técnicos. Essa também foi a primeira vez que uma espaçonave americana pousou no satélite natural da Terra em mais de 50 anos, desde a histórica missão Apollo 17 em 1972.
Esperança de reativação
“Antes que sua energia se esgotasse, o Odysseus completou uma transmissão de despedida adequada. Recebida hoje, esta imagem de 22 de fevereiro mostra a Terra crescente ao fundo, um lembrete sutil da presença da humanidade no universo”, diz uma postagem da Intuitive Machines, empresa responsável pelo dispositivo, no X (antigo Twitter). "Boa noite, Odie. Esperamos ter notícias suas novamente", completa o texto.
Before its power was depleted, Odysseus completed a fitting farewell transmission. Received today, this image from February 22nd showcases the crescent Earth in the backdrop, a subtle reminder of humanity’s presence in the universe.
— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 29, 2024
Goodnight, Odie. We hope to hear from you… pic.twitter.com/RwOWsH1TSz
“Acho que o que vamos fazer é colocar Odie para dormir na noite fria da lua e ver se não conseguimos acordá-lo no próximo meio-dia solar, em cerca de três semanas”, disse o CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus, em entrevista coletiva. A missão teve que ser encurtada devido a diferentes fatores. Em primeiro lugar, módulo caiu de lado durante seu pouso histórico no dia 22 de fevereiro, limitando a exposição dos seus painéis solares à luz solar, necessária para recarregar suas baterias.
Além do pouso imperfeito, erros humanos causaram a falha dos telêmetros guiados por laser da espaçonave (projetados para fornecer leituras de altitude e velocidade de avanço ao sistema de navegação autônomo do Odysseus) antes de seu pouso. Em sua missão lunar, o Odysseus transportou seis instrumentos científicos da NASA e seis cargas privadas.