4 perigos letais que os humanos enfrentarão em Marte
A radiação solar seria o menor dos nossos problemas. Essas outras ameaças são ainda mais mortais.
Vídeo relacionado:
Que os seres humanos não poderiam viver sem proteção em Marte é bem sabido, mas isso não se dá somente por causa da radiação solar: há perigos muito piores e de consequências mortalmente imediatas.
Pascal Lee, cientista do NASA Ames Research Center e do SETI (instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre), explica quais são as principais ameaças para o homem na superfície marciana:
- A baixíssima pressão atmosférica de Marte mataria qualquer homem que não estivesse devidamente protegido e o faria com muito mais rapidez que qualquer outro perigo.
- Além disso, a atmosfera marciana está formada por 95% de dióxido de carbono, um gás letal para o ser humano. Morreríamos por hipóxia em apenas alguns minutos.
- As temperaturas na região equatorial de Marte durante o verão pode chegar a 62°C abaixo de zero à noite, o que seria mortal para o homem.
- A poeira tóxica que cobre a superfície de Marte, formada por um grão muito fino e nocivo para os pulmões, mataria qualquer pessoa que a respirasse dentro de poucas semanas.
Fonte: Space
Imagem: Shutterstock