Descoberto na África um verme devorador de plástico
Pesquisadores identificaram um verme capaz de se alimentar de plástico e decompor esse material. O surpreendente achado pode representar um grande avanço para a humanidade na batalha contra a poluição ambiental. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature.
Alphitobius diaperinus
O verme em questão é a pequena larva-da-farinha, a forma larval do besouro Alphitobius diaperinus, que, embora seja nativa da África, pode ser encontrada em muitas partes do mundo, especialmente em galinheiros e outros ambientes quentes onde há um suprimento constante de alimentos. Os cientistas do Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos (ICIPE), em Nairóbi, no Quênia, comprovaram que essas larvas conseguem digerir poliestireno.
"Estudando esses ‘comedores de plástico’ naturais, esperamos criar novas ferramentas que ajudem a eliminar os resíduos plásticos de forma mais rápida e eficiente", escreveu Fathiya Khamis, pesquisadora responsável pela descoberta, em um artigo para o site The Conversation.
Os cientistas destacam que, embora tenham confirmado a capacidade dessa espécie de se alimentar e decompor plásticos, não têm a intenção de despejar uma grande quantidade de vermes em aterros sanitários, o que não seria prático. O objetivo é estudar os micróbios e enzimas que permitem a decomposição do plástico para desenvolver novas formas de tratar os resíduos plásticos em larga escala.