Asteroide que passará perto da Terra na próxima semana "parece usar máscara"
Um asteroide com diâmetro estimado entre 2 e 4 quilômetros passará perto da Terra na próxima semana. Agora, uma nova imagem do objeto chamou a atenção dos cientistas do Observatório Arecibo, em Porto Rico. Em uma postagem bem-humorada no Twitter, os pesquisadores disseram que a rocha espacial "parece estar usando máscara".
Na mesma postagem, os pesquisadores incluíram fotos deles mesmos usando máscaras para se precaver do coronavírus. Segundo os cientistas, o asteroide, batizado de (52768) 1998 OR2, não oferece riscos de colisão com a Terra. O objeto passará a uma distância aproximada de 6,29 milhões de quilômetros do nosso planeta no dia 29 de abril.
Segundo Anne Virkki, chefe de operações do radar do observatório, as características topográficas do asteroide são cientificamente fascinantes. "Mas, como todos estamos pensando no COVID-19, essas características fazem com que o 1998 OR2 pareça que se lembrou de usar uma máscara", brincou ela. Segundo a cientista, as colinas e cordilheiras do objeto são as responsáveis por sua curiosa aparência.
#TeamRadar and the @NAICobservatory staff are taking the proper safety measures as we continue observations. This week we have been observing near-Earth asteroid 1998 OR2, which looks like it's wearing a mask! It's at least 1.5 km across and is passing 16 lunar distances away! pic.twitter.com/X2mQJCT2Qg
— Arecibo Radar (@AreciboRadar) April 18, 2020
Apesar de não oferecer perigo à Terra, o asteroide (52768) 1998 OR2 está na lista da NASA de objetos potencialmente perigosos. Pelos critérios da agência espacial, são considerados "potencialmente perigosos" os objetos com mais de 140 m de diâmetro que se aproximam do nosso planeta a uma distância de 0,05 unidades astronômicas (ou 6 milhões de quilômetros).
Em caso de impacto, asteroides do tipo podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e efeitos secundários que se estenderiam muito além da área de colisão. Há cerca de 66 milhões de anos, acredita-se que um asteroide de 10 km de diâmetro tenha destruído os dinossauros e dois terços de toda a vida na Terra.
Fonte: University of Central Florida
Imagem: Observatório Arecibo/NASA/NSF/Divulgação