Astronauta fotografa estranhas bolhas azuis na atmosfera da Terra
Um astronauta a bordo da Estação Internacional Espacial (ISS) fez uma foto impressionante do nosso planeta. A imagem mostra duas estranhas bolhas azuis em diferentes pontos da atmosfera da Terra. Mas do que exatamente elas se tratam?
Fenômenos naturais
Feita em 2021 enquanto a ISS sobrevoava o Mar da China, a imagem foi divulgada recentemente pela NASA em seu site Earth Observatory ("Observatório da Terra"). As duas bolhas azuis registradas pelo astronauta mostram fenômenos diferentes. A primeira, que aparece na parte inferior da foto, é um relâmpago que caiu em algum lugar no Golfo da Tailândia.
Relâmpagos geralmente são difíceis de serem avistados pela ISS, pois geralmente são cobertos por nuvens. Por sorte, o astronauta conseguiu fotografar um deles na hora certa. Nesse raro registro, o raio iluminou uma região circular no topo de uma formação de nuvens e criou um anel luminoso impressionante.
Já a segunda bolha azul, que aparece no canto superior, à direita, mostra um corpo celeste familiar: a Lua. A orientação do satélite natural da Terra em relação à ISS significa que a luz que ele reflete do sol passa direto pela atmosfera do planeta, resultando em um tom azulado brilhante e com um halo difuso. Segundo a NASA, esse efeito é causado quando parte da luz lunar se espalha por pequenas partículas na atmosfera terrestre.