NASA anuncia que a Estação Espacial Internacional irá cair no Oceano Pacífico
Lançada em 1998, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está com seus dias contados. A NASA anunciou que a plataforma será desativada e derrubada no Oceano Pacífico no início da próxima década. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, o descarte está previsto para 2031.
Desativação da Estação Espacial Internacional
A NASA afirmou que as operações para retirar a Estação Espacial Internacional da órbita terrestre começarão entre dois e três anos antes da data prevista para seu impacto contra o Oceano Pacífico. Primeiro, paulatinamente, sua altitude operacional será diminuída ao mesmo tempo que serão retirados seus equipamentos técnicos. Por último, a tripulação será retirada.
Após realizar manobras de alinhamento em direção ao ponto de impacto na Terra, e uma vez que a trajetória esteja circunscrita à região de escombros sobre a Área Desabitada do Oceano Pacífico Sul, nas imediações do Ponto Nemo, o sistema de reingresso será acionado. Isso dará à estação espacial o impulso necessário para que ela desça, até garantir uma entrada segura na atmosfera.
Segundo a NASA, plataformas espaciais operadas comercialmente irão substituir a ISS. Phil McAlister, diretor de voos espaciais comerciais da agência espacial dos EUA, afirmou que “o setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais na órbita terrestre baixa com a ajuda da NASA”. Assim, a Estação Espacial Internacional chegará a seu fim e dará lugar a novas e mais sofisticadas plataformas de uso governamental, comercial e até turístico.