Ciência explica mistério dos vagões que se "esmagam" sozinhos na Sibéria [Vídeo]
Em algumas regiões da Sibéria, havia uma lenda que falava de um monstro invisível que esmagava e destruía vagões vazios. Essa lenda nasceu, como sempre, para dar conta de uma série de fatos inexplicáveis: no caso, o aparecimento de vagões de gás e petróleo completamente amassados e destruídos sem uma causa aparente nem autor possível.
Nenhum animal seria capaz de destruir tanques semelhantes, e ninguém nos arredores via ou escutava algum sinal de violência. A resposta verdadeira, no entanto, não implicava monstros invisíveis, mas um fato científico verificável, relacionado ao mecanismo de limpeza e frio externo.
Ao criar-se um vácuo muito grande em seu interior, os vagões simplesmente implodiam, e esse vácuo acontecia porque eles eram limpos com água quente e muita pressão e fechados logo em seguida. Na gelada noite siberiana, ao cair ainda mais a temperatura, o vapor de água no interior do vagão encolhia e congelava, ocupando muito menos espaço e provocando um vazio muito grande. A pressão interna caia o suficiente para a pressão atmosférica comprimir o vagão de aço e o esmagar em uma fração de segundo.
Assista ao vídeo com imagens do momento em que ocorre o fenômeno com os vagões:
Fonte e imagens: MedCiencia