Inicio

Cometa NEOWISE poderá se tornar visível no Brasil

Por History Channel Brasil em 16 de Julho de 2020 às 21:47 HS
Cometa NEOWISE poderá se tornar visível no Brasil-0

O cometa NEOWISE está rendendo uma série de imagens impressionantes ao passar próximo da Terra. Inicialmente ele só seria visível a olho nu no hemisfério norte, mas pesquisadores acreditam que há chances de que o espetáculo também ocorra nos céus brasileiros. Isso aconteceria a partir do dia 20 de julho.

Mas a passagem do cometa pelo Brasil depende de alguns fatores. O principal deles é que o NEOWISE precisa se conservar inteiro durante sua jornada. Isso porque há o risco de ele se despedaçar, como aconteceu recentemente com o cometa Atlas. Além disso, o cometa perde seu brilho à medida que se afasta do Sol. Essa magnitude é um dos fatores decisivos para determinar sua visibilidade.

Em um artigo publicado no portal Olhar Digital, o astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, disse que o cometa começará a ficar visível no começo da noite, a partir do dia 20 de julho. A previsão é que nos primeiros dias ele seja visto apenas nos estados mais ao norte do Brasil, como Roraima e Amapá. Depois, ele poderia ser visto em São Paulo a partir do dia 24 de julho e no restante do país a partir do dia 26.

André Zamorano Vitorelli, astrofísico e pesquisador na USP, disse em entrevista ao site Canaltech que a aparição do cometa deverá acontecer logo após o pôr do sol, sendo necessário olhar o céu na direção noroeste. Além disso, ele ressalta que devido à magnitude do cometa variar entre 5 e 6, ele só será visível a olho nu "em lugares extremamente escuros, sem poluição luminosa". Binóculos poderão ajudar a enxergar o NEOWISE em centros urbanos mais iluminados. 


Fontes: Canaltech e Olhar Digital

Imagem: Shutterstock.com