Devido à quarentena, estudantes são diplomados por meio de robôs em formatura no Japão
Estudantes de uma universidade do Japão tiveram uma cerimônia de formatura inusitada. Devido à quarentena para conter a pandemia de coronavírus, o evento teve que ser cancelado. Como solução, os graduandos receberam seus diplomas por meio de robôs.
O fato aconteceu em Chiyoda, na região metropolitana de Tóquio. Impedidos de comparecer à graduação presencialmente, os estudantes de administração de empresas universidade Business Breakthrough foram representados por robôs comandados por controle remoto. Para tornar a cerimônia mais realista, tablets foram posicionados no lugar dos "rostos" dos autômatos. Com a ajuda dos dispositivos, os alunos puderam participar do evento por meio de vídeo-chamadas.
Os robôs, batizados de "newme" ("novo eu”, em tradução livre), foram desenvolvidos pela companhia ANA Holdings. Na formatura, esses avatares foram vestidos até mesmo com becas e capelos (os tradicionais chapéus usados por formandos). Os autômatos receberam os diplomas das mãos de Kenichi Omae, presidente da universidade, que compareceu à cerimônia em carne e osso.
A ideia para a cerimônia de formatura robotizada veio do professor Shugo Yanaka, reitor de administração global de negócios da universidade. Ele acredita que em tempos de coronavírus, outras instituições podem adotar o mesmo modelo de evento. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estima que 91,3% dos estudantes matriculados em unidades de ensino de 188 países tenham sido afetados pelas quarentenas contra o COVID-19.
Fonte: IFLScience
Imagens: Business Breakthrough University/Reprodução