Inicio

Maior iceberg do mundo começa a se mover após décadas encalhado

Batizado de A23a, o colosso de gelo segue para águas mais quentes e pode impactar o ecossistema oceânico
Por History Channel Brasil em 27 de Dezembro de 2024 às 16:02 HS
Maior iceberg do mundo começa a se mover após décadas encalhado-0

Após décadas preso no mar próximo às Ilhas Órcades do Sul, o maior iceberg do mundo, batizado de A23a, finalmente entrou em movimento. Esse gigante, que pesa cerca de um trilhão de toneladas e tem o dobro do tamanho da Grande Londres, está agora à deriva no Oceano Austral, representando um fenômeno raro e fascinante para os cientistas.

Impacto ecológico

O iceberg se desprendeu da plataforma de gelo Filchner, na Antártida, em 1986, mas permaneceu encalhado na região do Mar de Weddell por mais de 30 anos antes de começar sua lenta jornada rumo ao norte. Agora, o A23a segue para águas mais quentes na Corrente Circumpolar Antártica, com previsão de se aproximar da ilha subantártica da Geórgia do Sul. 

"Estamos interessados em ver se ele seguirá a mesma rota de outros grandes icebergs que se desprenderam da Antártica e, mais importante, que impacto isso terá no ecossistema local", disse o oceanógrafo Andrew Meijers, do British Antarctic Survey.

Pesquisadores já estudam o impacto ecológico do colosso. Durante uma missão em 2023, a equipe do projeto BIOPOLE coletou amostras ao redor do iceberg. "Sabemos que esses gigantes de gelo fornecem nutrientes às águas por onde passam, criando ecossistemas vibrantes em áreas menos produtivas. O que ainda não sabemos é a diferença que o tamanho, a escala e a origem de icebergs específicos podem fazer nesse processo", destacou Laura Taylor, biogeoquímica da expedição.

O deslocamento de A23a representa mais do que um espetáculo natural. Ele oferece aos cientistas uma oportunidade única para compreender o papel dos icebergs gigantes nos ciclos globais de carbono, nutrientes e na formação de vida marinha em áreas remotas.

Fontes
British Antarctic Survey
Imagens
istock