O mistério de Fobos, um dos objetos mais estranhos do Sistema Solar
![O mistério de Fobos, um dos objetos mais estranhos do Sistema Solar-0](/sites/history.uol.com.br/files/styles/wide/public/images/2025/02/11/Marte%20-%20Luas%20-%20Fobos%20-%20Deimos%20-%20History%20Channel%20Brasil.jpg)
Fobos, uma das luas de Marte, tem intrigado cientistas devido às suas características peculiares e origem misteriosa. Missões futuras estão sendo planejadas para explorar o satélite natural mais detalhadamente. A agência espacial japonesa JAXA, por exemplo, pretende lançar a missão MMX (Martian Moons eXploration) em 2026, com o objetivo de coletar amostras de sua superfície e trazê-las de volta à Terra para análise.
Futura colisão
Descoberta junto com Deimos (a outra lua marciana) em 1877, Fobos apresenta características incomuns, como baixa densidade e um movimento de espiral em direção a Marte, o que indica que, em cerca de 100 milhões de anos, ela poderá colidir com o planeta ou se fragmentar em um anel de detritos. Algumas teorias propõem que seja um asteroide capturado pela gravidade marciana, enquanto outras sugerem que se formou a partir de detritos resultantes de uma colisão entre Marte e outro corpo celeste.
![Fobos e Deimos vistos de Marte](/sites/history.uol.com.br/files/inline-images/Fobos%20-%20Deimos%20-%20Luas%20-%20Marte%20-%20History%20Channel%20Brasil.jpg)
Mas, a órbita quase circular de Fobos contradiz a teoria de captura de asteroides, levantando mais dúvidas sobre sua real origem. A sua baixa densidade sugere ainda que essa lua não é um corpo sólido, mas sim um acúmulo de detritos porosos com cavidades internas.
Se a MMX confirmar que o satélite é composto por materiais distintos de Marte, isso reforçaria a hipótese de que ela veio de outra região do Sistema Solar. No entanto, se suas amostras forem semelhantes às do planeta, isso indicaria que as duas luas se formaram a partir de um grande impacto. Seja qual for a resposta, a missão japonesa promete trazer novas perspectivas sobre a história de Marte e do próprio Sistema Solar.