Mapa meteorológico mostra nuvem de formigas voadoras que atinge o Reino Unido
Primeiro foram as vespas assassinas avistadas nos Estados Unidos. Depois, vieram os gafanhotos da Argentina que ameaçavam invadir o Brasil. Agora chegou a vez de um novo tipo de inseto estampar as manchetes. O Met Office, serviço meteorológico oficial do Reino Unido, registrou uma grande nuvem de formigas voadoras sobrevoando o sudeste da Inglaterra.
Inicialmente, ao ver as imagens de satélite, os meteorologistas imaginaram que tratava-se de uma nuvem normal levando chuva para as cidades de Kent e Sussex. Mas como o dia estava quente, seco e ensolarado, deveria haver uma outra explicação. Foi quando os especialistas suspeitaram que o fenômeno poderia estar relacionado com insetos.
A confirmação veio quando habitantes das cidades começaram a fazer postagens nas redes sociais com as hashtags #flyingants (#formigasvoadoras) e #flyingantday (#diadaformigavoadora). Na verdade, o fenômeno da invasão desses insetos é praticamente uma tradição anual do verão britânico. Por isso, o evento foi apelidado de "Dia da Formiga Voadora".
De acordo com especialistas, o fenômeno ocorre quando formigas rainhas jovens e machos da espécie deixam o ninho para se acasalar. No Reino Unido, isso geralmente acontece nos dias mais quentes e úmidos dos meses de julho e agosto. Esses insetos não causam danos aos humanos. Na verdade, eles são benéficos para o ecossistema, aprimorando a fertilidade do solo e servindo de alimento para pássaros e outros predadores.
It's not raining in London, Kent or Sussex, but our radar says otherwise...
— Met Office (@metoffice) July 17, 2020
The radar is actually picking up a swarm of #flyingants across the southeast
During the summer ants can take to the skies in a mass emergence usually on warm, humid and windless days #flyingantday pic.twitter.com/aMF6RxR943
Fontes: The Guardian e CNN
Imagens: Shutterstock.com, Met Office e JvL via Flickr e Natural History Museum (CC BY 2.0)