Inicio

Minilua que estava orbitando a Terra desde setembro se despede de nosso planeta

Por History Channel Brasil em 02 de Fevereiro de 2021 às 18:22 HS
Minilua que estava orbitando a Terra desde setembro se despede de nosso planeta-0

A minilua identificada em setembro de 2020 que estava orbitando a Terra, se despediu do nosso planeta nesta terça-feira (02/02). Batizada de 2020 SO, o objeto tem entre 6,4 e 14 metros de comprimento. Depois de se libertar da gravidade terrestre, ele voltará a orbitar o Sol.

Objetos especiais frequentemente são capturados pela gravidade da Terra, nos acompanhando por alguns meses (ou até mesmo anos) para depois continuar sua jornada pelo espaço. Esses "caroneiros espaciais" são conhecidos como "miniluas". O 2020 SO, que tem entre 6,4 e 14 metros de comprimento, foi classificado como um asteroide do tipo Apollo (cujo caminho cruza a órbita da Terra). 

O mais curioso é que, na verdade, ele pode não ser um asteroide, mas lixo espacial. Os cientistas chegaram a essa conclusão porque o 2020 SO possui algumas particularidades intrigantes. Sua órbita similar à da Terra e baixa velocidade sugerem que o objeto tenha sido criado por mãos humanas. 

Os estudiosos acreditam que o objeto provavelmente seja uma antiga parte de um foguete Centauro. Esse dispositivo lançou a sonda Surveyor 2 à Lua em setembro de 1966. "Eu suspeito que o objeto recém-descoberto 2020 SO seja um antigo propulsor de foguete, pois ele está seguindo uma órbita em torno do Sol extremamente semelhante à da Terra", disse em setembro Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA. 


Fonte: IFLScience

Imagem: Shutterstock.com