NASA divulga vídeos impressionantes que mostram emissão de CO2 na atmosfera
A NASA divulgou três vídeos que mostram quanto dióxido de carbono (CO2) é liberado na atmosfera a cada ano e suas fontes em diferentes partes do planeta. As imagens também revelam o quanto a queima de combustíveis fósseis pelos países industrializados desempenha um papel na quantidade de gases de efeito estufa presentes no ar. De acordo com os cientistas, essas substâncias são as maiores responsáveis pelas mudanças climáticas.
Liberação de C02 na atmosfera
O primeiro vídeo mostra o CO2 sendo liberado na atmosfera da Terra ao longo do ano de 2021, dividido em quatro principais contribuintes: combustíveis fósseis em laranja, queima de biomassa em vermelho, ecossistemas terrestres em verde e o oceano em azul. Os pontos na superfície também mostram como o dióxido de carbono atmosférico também está sendo absorvido pelos ecossistemas terrestres em verde e pelo oceano em azul. As imagens destacam a América do Norte e a América do Sul. A rápida oscilação sobre a floresta amazônica mostra o impacto das plantas na absorção de carbono durante as horas de sol e, em seguida, sua liberação durante as horas noturnas:
O vídeo seguinte destaca as fontes e os sumidouros de CO2 sobre a Ásia e a Austrália. A característica mais marcante são as emissões de combustíveis fósseis provenientes da China, que contribuíram para o aumento da carga atmosférica de CO2 ao longo do ano de 2021. Em contraste, a redução proveniente da biosfera terrestre é visível sobre a Austrália durante a maior parte do ano, devido às emissões e à densidade populacional serem muito menores. Ao final da animação, as emissões de combustíveis fósseis, que são liberadas predominantemente no Hemisfério Norte, estão se misturando em direção ao sul, obscurecendo a Austrália:
Por fim, o terceiro vídeo mostra a Europa, o Oriente Médio e a África. As emissões de combustíveis fósseis europeias são visíveis, assim como a cor vermelha que representa as emissões provenientes das queimadas no centro da África. Os incêndios representam uma fonte muito menor de CO2 para a atmosfera em comparação com as emissões de combustíveis fósseis, porém são significativos, pois podem alterar a capacidade de um ecossistema de absorver carbono no futuro: