NASA vai colidir uma espaçonave contra um asteroide para desviar sua rota
A contagem regressiva já começou: a NASA está a poucos dias de lançar uma espaçonave não tripulada para colidir com um asteroide e assim desviar sua trajetória. A iniciativa faz parte do Programa de Defesa Planetária desenvolvido pela agência espacial dos Estados Unidos. O projeto é batizado de Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês).
Defesa planetária
A missão que busca defender o planeta Terra de ameaças espaciais dará seu mais importante passo em 26 de setembro. Nesse dia, a espaçonave DART (lançada ao espaço em novembro do ano passado) colidirá com o asteroide Dimorphos, que orbita outro asteroide maior conhecido como Didymos (que significa "gêmeo" em grego). De acordo com a NASA, o impacto contra o asteroide está previsto para acontecer às 23h14 GMT. O projeto envolveu cinco anos de trabalho de uma equipe de cientistas a um custo de 330 milhões de dólares.
Esta será a primeira grande demonstração da NASA desse tipo de tecnologia de defesa planetária. Também será a primeira vez que humanos alteram a dinâmica de um corpo do sistema solar de forma mensurável. “É algo verdadeiramente histórico. Me anima que estamos saindo de algo que era visto como fictício e estamos dando um passo para torná-lo mais real”, disse Nancy Chabot, pesquisadora que trabalha na espaçonave DART.
O teste será importante para descobrir se esse tipo de estratégia de defesa planetária funciona. Caso a tecnologia se prove viável, no futuro, se um asteroide representar risco para a Terra, a NASA poderia teoricamente usar um equipamento como o DART para destruir a rocha espacial, caso ela esteja em rota de colisão com nosso planeta.