Inicio

Pesquisadores detectam gelo no topo dos vulcões de Marte pela primeira vez

A água é um fator importante para futuras missões tripuladas em Marte, o que torna a descoberta importante
Por History Channel Brasil em 13 de Junho de 2024 às 16:14 HS
Pesquisadores detectam gelo no topo dos vulcões de Marte pela primeira vez-0

Pela primeira vez, cientistas observaram gelo no topo dos gigantescos vulcões equatoriais de Marte. Segundo os pesquisadores, isso contraria as crenças anteriores de que a presença de água naquela região era impossível. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Nature Geoscience.

Futuras missões

A descoberta foi feita na região de Tharsis, onde se encontram as maiores montanhas do Sistema Solar, com altitudes que chegam a ser três vezes superiores às do Monte Everest. O gelo, que se acumula durante os meses mais frios, pode conter até 150 mil toneladas de água, o equivalente a 60 piscinas olímpicas.

"Acreditávamos ser improvável a formação de gelo ao redor do equador de Marte, já que a mistura de luz solar e atmosfera fina mantém as temperaturas relativamente altas durante o dia, tanto na superfície quanto no topo das montanhas", disse Adomas Valantinas, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade Brown, nos Estados Unidos. "O que estamos vendo pode ser um remanescente de um antigo ciclo climático em Marte moderno, onde havia precipitação e talvez até neve nesses vulcões no passado", completou.

O gelo foi inicialmente detectado pelo Orbitador de Traço de Gás (TGO) da Agência Espacial Europeia, que capturou imagens coloridas de alta resolução da superfície de Marte. Os cientistas descobriram que o gelo se condensa no cume das montanhas todas as noites, evaporando com o calor do sol matinal. A água é um fator importante para futuras missões tripuladas em Marte, o que torna a descoberta importante.

Fontes
Live Science
Imagens
ESA/DLR/FU Berlin (A. Valantinas)