Inicio

Médicos chineses fazem as primeiras cirurgias de ultra longa distância

Os profissionais utilizaram tecnologia via satélite e sistemas robóticos para operar cinco pacientes
Por History Channel Brasil em 17 de Janeiro de 2025 às 13:09 HS
Médicos chineses fazem as primeiras cirurgias de ultra longa distância-0

Médicos da China afirmam que alcançaram um marco tecnológico ao realizar as primeiras cirurgias ultrarremotas utilizando satélites de banda larga. Segundo a TV estatal CCTV, pelo menos cinco pacientes foram submetidos a essas intervenções cirúrgicas de longa distância. Dados de cada movimento dos cirurgiões durante as operações percorreram uma distância de ida e volta de quase 150 mil quilômetros.

Experiência bem-sucedida 

O feito foi alcançado utilizando o satélite de comunicações de banda larga Apstar-6D, localizado a 36 mil quilômetros acima da Terra. Os médicos do Hospital Geral do Exército de Libertação Popular executaram remotamente as cinco operações a partir de Lhasa, no Tibete, Dali, em Yunnan, e Sanya, em Hainan. Para isso, eles também contaram com o apoio de um sistema robótico cirúrgico também desenvolvido na China. 

Satélite na órbita da Terra

Os pacientes, localizados em Pequim, foram submetidos a procedimentos no fígado, vesícula biliar ou pâncreas. Segundo a CCTV, todos teriam se recuperado e recebido alta no dia seguinte.

Os especialistas afirmam que esse avanço comprova "a viabilidade, segurança e eficácia de realizar operações complexas" a longa distância com o uso de tecnologias via satélite e sistemas robóticos. A China espera que essa tecnologia tenha um impacto significativo no tratamento de ferimentos, especialmente em cenários de guerra.

Fontes
South China Morning Post e RT
Imagens
istock