Inicio

Um dos mais espetaculares alinhamentos planetários está prestes a acontecer

"Desfile" de sete planetas no firmamento noturno será uma das maiores atrações astronômicas de 2025
Por History Channel Brasil em 18 de Janeiro de 2025 às 16:11 HS
Um dos mais espetaculares alinhamentos planetários está prestes a acontecer-0

O universo nos reserva um espetáculo extraordinário para 2025: um alinhamento planetário que não veremos novamente por quase meio milênio. No dia 28 de fevereiro, os sete planetas visíveis do Sistema Solar se reunirão em uma formação única, fenômeno que só se repetirá no ano de 2492.

Efeito visual

Segundo os especialistas, o alinhamento não é exatamente um fenômeno astronômico, mas sim um efeito visual. Isso porque os planetas não estão realmente alinhados, mas da  perspectiva terrestre, eles parecerão distribuídos ao longo de uma linha imaginária no céu.

Alinhamento planetário

Como observar o alinhamento:

Horário: O alinhamento será mais visível após o pôr do sol. É recomendável iniciar as observações cerca de uma hora após o crepúsculo.

Localização no céu:

Mercúrio e Vênus: Estarão próximos ao horizonte oeste, visíveis logo após o pôr do sol.

Marte e Júpiter: Localizados mais altos no céu, serão mais fáceis de identificar.

Saturno: Também estará visível no horizonte oeste, próximo a Vênus.

Urano e Netuno: Situados mais distantes e menos brilhantes, não são visíveis a olho nu; será necessário o uso de telescópios ou binóculos de alta potência para observá-los.

Dicas para observação:

Escolha do local: Procure áreas com horizonte oeste desobstruído e baixa poluição luminosa, como regiões rurais ou pontos elevados.

Equipamentos: Embora cinco planetas sejam visíveis a olho nu, o uso de binóculos ou telescópios pode melhorar a experiência, especialmente para Urano e Netuno.

Aplicativos auxiliares: Utilize aplicativos como Stellarium ou Sky Tonight para localizar com precisão os planetas no céu.

Fontes
Infobae, G1, Agência Espacial Brasileira, Cadena SER, e Diario AS
Imagens
istock