Revelados detalhes da Estação Internacional de Pesquisa Lunar da China
A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) revelou detalhes de como será a sua Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS). Na primeira fase do projeto, uma unidade básica deve ser construída no polo sul da Lua em 2035. A estrutura terá elementos de suporte para fazer experimentos científicos regulares e utilizar recursos em escala limitada.
Pesquisa científica
Na segunda fase, está prevista a expansão da unidade, com a construção uma estação espacial em órbita lunar em 2045. Wu Weiren, designer-chefe do programa de exploração lunar da China, disse que após a conclusão, a ILRS consistirá em uma seção da superfície lunar, outra na órbita lunar e uma terceira na superfície terrestre.
🌑China muestra cómo será la Estación Internacional de Investigación Lunar
— Sepa Más (@Sepa_mass) April 24, 2024
"Esta vez ya no nos conformamos con simples visitas. Estamos aquí para una exploración a largo plazo", afirmó la Administración Espacial Nacional de China (CNSA). pic.twitter.com/sIbTmVze0e
Segundo a CNSA, nessa etapa da ILRS, haverá fornecimento de energia, controle central, comunicação e navegação, transporte de ida e volta Terra-Lua e funções de pesquisa científica na superfície lunar. A estrutura será capaz de abrigar atividades científicas e tecnológicas multidisciplinares e multissetoriais em grande escala por um longo período.
Wu acrescentou que 50 países, 500 instituições de pesquisa internacionais e cinco mil pesquisadores estrangeiros se juntarão ao programa ILRS. Eles ajudarão a desenvolver a estação e gerenciar suas instalações e compartilharão os resultados da pesquisa científica. Missões exploratórias preliminares não tripuladas estão previstas para acontecer em 2026 e 2028.