Sonda chinesa é a primeira a pousar no lado “escuro” da Lua
Uma sonda chinesa conseguiu um feito inédito: pousou no lado "escuro" (ou "longínquo") da Lua. Batizada de Chang’e 4, ela aterrissou suavemente na cratera Von Kármán, no hemisfério sul do satélite natural da Terra. A proeza é um marco na história da exploração espacial.
Vídeo relacionado:
Nos próximos meses, a sonda usará seus instrumentos para analisar a superfícies daquela região lunar. As pesquisas irão ajudar os cientistas a entenderem melhor a geologia e a estrutura da Lua. O equipamento também será usado para experimentos biológicos, como o cultivo de batatas e da planta arabidopsis.
A plantação de arabidopsis tem como objetivo a produção de oxigênio por meio de fotossíntese. Bichos-da-seda também foram levados na missão. A ideia é que eles respirem o oxigênio produzido pelas plantas e produzam gás carbônico, completando o ciclo fotossintético . "Nosso experimento pode ajudar a acumular conhecimento para a construção de uma base lunar e habitação de longo termo na Lua", disse Liu Hanlong, responsável pela missão.
#BREAKING China's Chang'e-4 probe lands successfully on far side of the moon at 10:26 a.m. BJT Thursday, marking the first ever soft-landing in this uncharted area pic.twitter.com/rTlJ4EzOw2
— CGTN (@CGTNOfficial) 3 de janeiro de 2019
Fonte: IFLScience
Imagem: Shutterstock.com