Tipo raro de buraco negro pode ter sido encontrado na Via Láctea

Gigante cósmico estaria no aglomerado Omega Centauri, localizado a aproximadamente 17 mil anos-luz da Terra
Por History Channel Brasil em 14 de Julho de 2024 às 13:09 HS
Tipo raro de buraco negro pode ter sido encontrado na Via Láctea-0

Astrônomos podem ter descoberto um raro buraco negro de massa intermediária (IMBH na sigla em inglês) na Via Láctea após observar um grupo de estrelas se movendo em alta velocidade no coração de um aglomerado estelar próximo. A descoberta foi feita por meio de dados coletados pelo telescópio espacial Hubble, da NASA. Um estudo sobre o achado foi publicado no site arXiv, mas ainda não foi revisado por pares.

"Elo perdido"

IMBHs são considerados um "elo perdido" na evolução dos buracos negros. Até agora, apenas alguns candidatos a IMBH foram encontrados. Um deles, tema do novo estudo, foi observado no aglomerado globular Omega Centauri, um grupo compacto de cerca de 10 milhões de estrelas, localizado a aproximadamente 17 mil anos-luz da Terra.

Omega Centauri
Omega Centauri (Imagem: ESA/Hubble & NASA, M. Häberle/Divulgação)

Ao analisar os dados de Omega Centauri coletados pelo Hubble, os pesquisadores tiveram uma surpresa. "Descobrimos sete estrelas que não deveriam estar lá", explicou Maximilian Häberle, do Instituto Max Planck de Astronomia na Alemanha, que liderou a investigação. "Elas estão se movendo tão rápido que deveriam escapar do aglomerado e nunca mais voltar", disse ele.

Segundo Häberle, a explicação mais provável para o fenômeno é que um objeto muito massivo está puxando gravitacionalmente essas estrelas e mantendo-as perto do centro. "O único objeto que pode ser tão massivo é um buraco negro, com uma massa de pelo menos 8200 vezes a do nosso Sol", afirmou.

"Esta descoberta é a evidência mais direta até agora de um IMBH em Omega Centauri", acrescentou a líder da equipe Nadine Neumayer, também do Instituto Max Planck de Astronomia.  Se a descoberta for confirmada, esse gigante cósmico seria o segundo maior buraco negro já encontrado em nossa galáxia.

Live Science e ESA