Um dos maiores dinossauros do mundo é encontrado na Austrália
Pesquisadores confirmaram a descoberta de um dos maiores dinossauros do mundo na Austrália. Batizado de Australotitan cooperensis, ele atingia uma altura entre 5 e 6,5 metros e podia alcançar 30 metros de comprimento. O gigante viveu há cerca de 90 milhões de anos.
Dinossauros gigantes
Os restos fossilizados do animal foram encontrados em 2007, na localidade de Cooper Creek. Durante anos, o esqueleto intrigou os pesquisadores. Somente agora o dinossauro foi descrito cientificamente pelos paleontólogos.
Scientists have discovered a new species of dinosaur which they confirmed as the largest to have ever been found in Australia. 3D models show the magnitude of "Cooper," whose scientific name is Australotitan cooperensis. https://t.co/DjheYSGz3u pic.twitter.com/QmEwRmYd5P
— CNN (@CNN) June 8, 2021
"Demorou tanto porque é um trabalho muito árduo. Você tem que tirar os ossos do chão, preparar os fósseis e depois estudá-los e compará-los com todos as outras espécies de dinossauros em todo o mundo", afirmou Scott Hocknull, paleontólogo do Museu Queensland. O Australotitan cooperensis foi classificado como um titanossauro, subgrupo de saurópodes, dinossauros herbívoros gigantes com pescoços e caudas longas. Eles possivelmente foram os maiores animais que já caminharam na Terra.
"Ele era enorme, um monstro fantástico. Imagine algo do tamanho de uma quadra de basquete caminhando", comentou Hocknull. O paleontólogo disse que o Australotitan cooperensis certamente foi o maior animal que já existiu na Austrália. Recentemente, um titanossauro gigante foi encontrado na Argentina.
VER MAIS
- Dinossauro gigante encontrado na Argentina pode ter sido o maior animal da face da Terra
- Fósseis de dinossauros são encontrados durante obras em rodovia em São Paulo
- Fóssil de dinossauro que morreu chocando ovos é encontrado pela primeira vez
Imagens: Vlad Konstantinov e Scott Hocknull/Eromanga Natural History Museum