10 eventos históricos que aconteceram no Natal
Todo dia 25 de dezembro, grande parte do mundo para com o objetivo de celebrar o Natal em harmonia. No entanto, embora a paz pareça reinar ao longo do dia, a história tem outros fatos para contar: durante muitos anos, nesta data, ocorreram acontecimentos que transformaram o curso da humanidade e deixaram marcas que repercutem até hoje.
Carlos Magno é coroado "imperador dos romanos" (800)
O rei franco Carlos Magno é frequentemente chamado de "Pai da Europa", já que durante a sua vida conseguiu unir a maior parte da Europa Ocidental sob o Império Carolíngio - considerada a primeira fase da história do Sacro Império Romano, que duraria por mil anos.
No dia de Natal de 800 d.C., o Papa Leão III coroou o Carlos Magno como "Imperador dos Romanos", revivendo o título cerca de 300 anos após a queda do antigo Império Romano Ocidental.
Guilherme, o conquistador é coroado rei da Inglaterra (1066)
Em 14 de outubro de 1066, o duque Guilherme da Normandia (mais conhecido como Guilherme, o Conquistador) derrotou o exército do rei Haroldo II da Inglaterra na Batalha de Hastings, indiscutivelmente a batalha mais famosa e marcante da história inglesa.
Após a batalha, Guilherme avançou em Londres enfrentando qualquer resistência final e completando sua conquista do território inglês. Em 25 de dezembro de 1066 na Abadia de Westminster, Guilherme foi coroado rei da Inglaterra, tornando-se o primeiro rei normando do país, encerrando um período de mais de 600 anos de domínio anglo-saxão. A era normanda trouxe enormes mudanças culturais, sociais e políticas que tiveram um grande impacto na história inglesa e também europeia.
Nascimento de Newton (1642)
O físico inglês Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642. Por meio de sua obra "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", o cientista abordou as três leis do movimento e sua observação da gravitação universal. Além disso, seu ensaio é considerado uma das grandes contribuições para a matemática e a física.
Trégua de Natal na Primeira Guerra Mundial (1914)
Esse é um dos exemplos mais famosos de bondade, humanidade e paz, um farol de esperança que aconteceu durante uma época triste de derramamento de sangue e guerra. A Primeira Guerra Mundial foi um dos episódios mais violentos da história. O armamento moderno combinado com a liderança caótica criou um cenário sombrio onde apenas a morte parecia prosperar. Entre toda a lama, balas, granadas e sangue, chegou um momento no dia de Natal de 1944 que deu a muitos a esperança de que a humanidade ainda pudesse resistir, mesmo nos campos de morte.
As tropas britânicas, francesas e alemãs espontaneamente decidiram abandonar as armas e se reuniram na Terra de Ninguém para trocar presentes, cantar músicas e talvez jogar futebol juntos (historiadores têm dúvidas se a partida realmente aconteceu). Embora a "Trégua de Natal" não oficial tenha durado apenas algumas horas, sua mensagem de esperança em tempos sombrios ainda ecoa até hoje.
Desastre natural na Guatemala (1917)
O Natal de 1917 na Guatemala não foi dos mais felizes. Uma série de terremotos e tremores secundários destruíram completamente a Cidade da Guatemala, matando mais de 300 pessoas e ferindo outros milhares de habitantes. Muitos edifícios ficaram em ruínas, bem como monumentos importantes da Catedral Metropolitana.
As Primeiras Luzes de Natal (1882)
Edward Johnson, parceiro e amigo próximo do inventor americano Thomas Edison, ergueu uma árvore de Natal com lâmpadas pela primeira vez na história americana. Assim começou a odisseia para decorar não só as árvores, mas também salas, entradas de casas, janelas e muito mais.
Morte de Charles Chaplin (1977)
Em 25 de dezembro de 1977, o ator e comediante inglês que revolucionou o mundo do cinema mudo durante os primeiros anos de Hollywood morreu na Suíça: Charles Chaplin. Entre suas obras emblemáticas, destacou-se em filmes como "O Garoto", "O Vagabundo", "Tempos Modernos" e "O Grande Ditador", que satirizavam e criticavam a sociedade da época.
Morte de Joan Miró (1983)
O pintor, escultor e gravador espanhol Joan Miró, um dos mais destacados expoentes do movimento surrealista, morreu em 25 de dezembro de 1983. Sua arte não apenas conseguiu revolucionar a sociedade europeia após a Primeira Guerra Mundial, mas também criou uma forma de expressão contemporânea.
Nascimento da web (1989)
Em março de 1989, Tim Berners-Lee, cientista britânico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), propôs o desenvolvimento de um novo método de link na Internet. Além disso, no dia 25 de dezembro do mesmo ano, nasceram o primeiro navegador World Wide Web (www), o primeiro servidor da rede e as primeiras páginas da internet.
Renúncia de Mikhail Gorbachev (1991)
Formada em 1922, a União Soviética desempenhou um papel monumental na política global durante a maior parte do século XX. Em várias ocasiões, o mundo prendeu a respiração enquanto os Estados Unidos e a URSS flertavam perigosamente com a perspectiva de aniquilação nuclear.
No final, a URSS desmoronaria e no dia de Natal de 1991 seu último presidente, Mikhail Gorbachev, renunciou ao cargo. No dia seguinte, a União Soviética foi oficialmente dissolvida. Foi o início de uma nova era, desta vez sob a liderança de Boris Yeltsin.