Alemão condenado por negar o Holocausto faz vídeo em SC apagando pichação antinazista
Um influenciador digital alemão de extrema-direita condenado em seu país por negar o Holocausto publicou vídeos nos quais aparece apagando pichações antinazistas enquanto visitava Santa Catarina. Segundo uma reportagem publicada em O Globo, Nikolai Nerling disse que veio ao Brasil porque estava com medo de ser preso na Alemanha. O homem também esteve nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Possível crime de ódio
Em um vídeo feito na cidade catarinense de Pomerode, ele aparece apagando uma pichação que diz “FCK NZS” (xingamento aos nazistas grafado como uma sigla em inglês). Em outro registro, o influenciador é filmado colando um adesivo com a palavra alemã “Wohlan” sobre as letras FCK. A mensagem adulterada pode ser interpretada como “Muito bem, nazis!” ou “Vamos, nazis!”.
Condenado por negar Holocausto, influenciador alemão de extrema direita se abriga no Brasil e segue com discurso de ódio: Nikolai Nerling chegou ao país com visto de turista e vem fazendo vídeos em cidades do Sul, relata @niklas_franzen https://t.co/mzEUSJM03W
— O Globo | Mundo (@OGlobo_Mundo) February 5, 2022
No dia 26 de janeiro, véspera do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, ele ainda postou um vídeo dizendo que “a história do Holocausto é a história das mentiras”. A reportagem de O Globo mostrou a gravação ao advogado Octávio Aronis, diretor da Confederação Israelita do Brasil (Conib). "Se for provado que esse vídeo foi produzido no Brasil, acredito que ele cometeu um crime de ódio aqui no país, e há possibilidade de que entremos em contato com as autoridades para apurar um possível crime", disse ele ao jornal.
Nerling foi condenado após negar publicamente o Holocausto enquanto visitava o memorial do campo de concentração de Dachau, em 2018. No ano passado, ele perdeu uma apelação ao Tribunal Federal de Munique, que confirmou a condenação. Além disso, o Ministério Público de Berlim ainda tem vários inquéritos abertos contra ele. O alemão chegou ao Brasil em novembro e seu visto de turista está próximo de vencer.