Antártida verde: aumento de temperatura muda paisagem no sul da Terra
Uma das marcas registradas da Antártida é o branco de sua paisagem. Mas o surgimento de tons de verde no Polo Sul está mudando esse cenário e preocupando os cientistas. Um novo estudo publicado na revista Biological Reviews aponta que o crescimento de vegetação no local está relacionado ao aquecimento global.
Proliferação de algas
Assinado por pesquisadores da da universidade de Cambridge e do British Antartic Survey, o estudo aponta que o aumento das temperaturas facilita o crescimento de diferentes espécies de plantas. Em particular, o que mais preocupa os cientistas é a proliferação crescente de algas microscópicas. Esse fenômeno pode resultar em um sério desequilíbrio ecológico não só da região, mas de toda a Terra.
Como consequência do aumento das temperaturas, plantas e animais provenientes de regiões menos frias poderiam começar a migrar para a Antártida. Se essa tendência for mantida, mais áreas sem gelo poderão surgir no litoral do continente, o que facilitará o assentamento de diversos vegetais, como algas e musgos.
O pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha, Enrique Isla, afirmou que o maior problema desse fenômeno reside na perda de gelo, já que, ao haver menos neve para refletir a radiação do sol, o planeta tenderá a subir de temperatura cada vez mais rápido. Isso poderia provocar toda uma cadeia de efeitos negativos para o clima e os ecossistemas da Terra.