Antiga doença letal reaparece em países desenvolvidos
Uma curiosa enfermidade de viajantes do século XVIII ressurgiu agora em países desenvolvidos, segundo publicou o portal científico Science Alert. Gengivas sangrando, dentes em decomposição, cabelo cada vez mais fino e fadiga crônica são alguns dos sintomas do escorbuto, a praga que assolou muitas grandes expedições marítimas da história.
Vídeo relacionado:
O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C, e o médico James Lind, do exército britânico, descobriu, em 1912, que frutas cítricas poderiam curá-la. Durante séculos, essa terrível enfermidade tirou milhares de vidas de viajantes como consequência da reduzida variedade de alimentos durante grandes expedições.
Em 1735, os integrantes de uma expedição russa sob as ordens do tenente Dmitri Ovtsin se salvaram da morte ao consumir um caldo elaborado com ramas de abeto, uma árvore rica em vitamina C, graças às recomendações dos habitantes da região. Uma das vítimas mais conhecidas foi o navegante Vitus Bering, que, em 1941, morreu junto a 28 membros de sua tripulação em uma das ilhas que levava seu nome, localizada ao sudoeste do mar de Bering.
Fonte: Science Alert
Imagem: Shutterstock.com