Inicio

Cemitério viking com túmulos em forma de barco e joias é encontrado na Suécia

Especialistas afirmam que se trata de uma forma de representar a jornada para o além e que, além disso, funcionava como proteção contra espíritos
Por History Channel Brasil em 15 de Novembro de 2024 às 15:49 HS
Cemitério viking com túmulos em forma de barco e joias é encontrado na Suécia-0

Uma equipe de arqueólogos revelou uma das descobertas mais extraordinárias dos últimos anos em terras escandinavas. Trata-se de um complexo funerário viking que data de mais de 1.200 anos atrás e inclui mais de 100 túmulos. A descoberta ocorreu na pequena cidade de Tvååker, localizada no sudoeste da Suécia.

Tradição viking

Os pesquisadores afirmam que, até o momento, apenas 6% do cemitério foi escavado, e muito do que ainda não veio à tona encontra-se sob a vegetação da região. O que mais chama a atenção em muitos dos túmulos e montículos funerários vikings encontrados é que estão cercados por pedras dispostas em forma de barcos, seguindo a antiga tradição viking que simboliza a viagem para o além.

Fivela encontrada no cemitério viking
Fivela encontrada no cemitério viking (Imagem: Arkeologerna/Museu Histórico Nacional/Divulgação)

Nos túmulos, foram encontrados ossos humanos e de animais, pesos de ferro, pontas de flechas, fivelas, diversos objetos de metal e jarros de cerâmica, além de joias, como pingentes. Além disso, foi encontrado um fragmento de uma moeda de prata árabe cunhada entre os anos 795 e 806 d.C., o que confirma a presença dos vikings nas rotas comerciais internacionais e demonstra que suas expedições iam muito além da Escandinávia.

Os pesquisadores ainda não sabem de onde eram as pessoas sepultadas no local, mas levantam algumas possibilidades. Provavelmente havia uma vila na área de Tvååker que já havia se expandido extensivamente durante a antiga Era Viking. O cemitério torna-se assim uma importante peça do quebra-cabeça para os estudos da Idade do Ferro na área. 

Petra Nordin,líder das escavações, diz que ainda é um mistério onde exatamente ficava a aldeia, mas que existem teorias sobre a sua localização. "Tem-se falado, entre outras coisas, que pode ter existido um posto comercial da era viking em Gamla Köpstad, ao sul da cidade de Varberg, ou no porto de Galtabäck. A vila está localizada na foz do rio Tvååker ou próxima ao cemitério? Não sabemos. Mas é empolgante ver o que surgirá no futuro", disse.

Fontes
MSN e Museu Histórico Nacional.
Imagens
Arkeologerna/Museu Histórico Nacional/Divulgação