Arcos da Lapa: símbolo de corrupção
Por Thiago Gomide do Tá na História
Parceria HISTORY, Ta Na História e Catraca Livre
Corrupção é assunto novo no Brasil, né?
Óbvio que não.
Os Arcos da Lapa, antigo aqueduto da cidade do Rio de Janeiro, um dos cartões postais mais visitados do nosso país, têm uma história que faz um bom apanhado das mutretas verdes e amarelas.
Nos mais de 100 anos de construção rolaram...
Aperta o play pra saber o que rolou pra tanto tempo de mão na massa
A corrupção acompanhou o Brasil colonial, atravessou o Império, entrou na república e esteve no regime militar.
Pensando no Brasil Colônia, é impossível não lembrar da prática portuguesa de cobrar uma graninha para dar títulos de nobreza. Isto quer dizer, se você quisesse ser Barão e tivesse um cascalho sobrando, pronto, estava tudo certo.
Pensando em regime militar, é impossível não trazer à baile o livro-reportagem “Os porões da contravenção” ( Aloy Jupiara e Chico Otávio; Editora Record), que conta a relação dos grandes cabeças do jogo do bicho com a alta segurança da época de chumbo. O livro conta com diversos registros.
E como está esse assunto hoje em dia? Quem é o maior ladrão da nossa história?
O meu e-mail é [email protected]
Semana que vem a gente se encontra.
Até.
Imagem: Carlos Alkmin | WikiCommons
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.