Arqueóloga que busca tumba de Cleópatra encontra túnel perto de templo no Egito
Uma missão arqueológica da Universidade de San Domingo encontrou um túnel de rocha na área do templo de Taposiris Magna, no Egito. No local, foram identificados bustos e estatuetas da era Ptolomaica (305 - 30 a.C.). A equipe que fez a descoberta é liderada por Kathleen Martinez, pesquisadora famosa por buscar a tumba de Cleópatra na mesma região.
Réplica de túnel grego
A cidade de Taposiris Magna, a cerca de 50 km a oeste da cidade mediterrânea de Alexandria, foi fundada pelo Faraó Ptolomeu II Filadelfo entre os anos 280 e 270 a.C. O local abriga um grande templo, local onde Martinez acredita que esteja a tumba de Cleópatra. A princípio, a nova descoberta não está relacionada com o paradeiro dos restos mortais da legendária rainha egípcia.
Mesmo que o túnel não revele novas pistas sobre a tumba de Cleópatra, a descoberta é importante. De acordo com Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, trata-se de um sistema de túnel-aqueduto localizado a 15 metros abaixo do solo e medindo 1.305 metros de comprimento. Duas cabeças de alabastro de uma esfinge e uma estátua do período ptolomaico também foram encontradas no local, além de inscrições que serão estudadas.
Em entrevista ao site Ahram Online, Martinez disse que o túnel de Taposiris Magna é uma réplica exata do túnel Eupalinos, na Grécia, que tem 1.036 metros de comprimento e atravessa o Monte Kastro, na ilha de Samos. Essa estrutura é considerada uma das mais importantes realizações de engenharia da antiguidade e está listada como Patrimônio Cultural da UNESCO.