Inicio

Arqueóloga que busca tumba de Cleópatra encontra túnel perto de templo no Egito

Estatuetas, bustos e inscrições foram encontrados dentro da estrutura situada na região de Alexandria
Por History Channel Brasil em 04 de Novembro de 2022 às 09:15 HS
Arqueóloga que busca tumba de Cleópatra encontra túnel perto de templo no Egito-0

Uma missão arqueológica da Universidade de San Domingo encontrou um túnel de rocha na área do templo de Taposiris Magna, no Egito. No local, foram identificados bustos e estatuetas da era Ptolomaica (305 - 30 a.C.). A equipe que fez a descoberta é liderada por Kathleen Martinez, pesquisadora famosa por buscar a tumba de Cleópatra na mesma região. 

Réplica de túnel grego

A cidade de Taposiris Magna, a cerca de 50 km a oeste da cidade mediterrânea de Alexandria, foi fundada pelo Faraó Ptolomeu II Filadelfo entre os anos 280 e 270 a.C. O local abriga um grande templo, local onde Martinez acredita que esteja a tumba de Cleópatra. A princípio, a nova descoberta não está relacionada com o paradeiro dos restos mortais da legendária rainha egípcia. 

Artefato encontrado no túnel
Artefato encontrado no túnel

Mesmo que o túnel não revele novas pistas sobre a tumba de Cleópatra, a descoberta é importante. De acordo com Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, trata-se de um sistema de túnel-aqueduto localizado a 15 metros abaixo do solo e medindo 1.305 metros de comprimento. Duas cabeças de alabastro de uma esfinge e uma estátua do período ptolomaico também foram encontradas no local, além de inscrições que serão estudadas.

Em entrevista ao site Ahram Online, Martinez disse que o túnel de Taposiris Magna é uma réplica exata do túnel Eupalinos, na Grécia, que tem 1.036 metros de comprimento e atravessa o Monte Kastro, na ilha de Samos. Essa estrutura é considerada uma das mais importantes realizações de engenharia da antiguidade e está listada como Patrimônio Cultural da UNESCO.

Fontes
Ahram Online e Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Imagens
Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito/Divulgação