Arqueólogos encontram "caminhos pré-históricos para os mortos" na Irlanda
Com o uso de radares, arqueólogos encontraram cinco grandes monumentos pré-históricos em County Wicklow, na Irlanda. Os pesquisadores acreditam que essas estruturas remontam ao período neolítico (4000 a.C - 2400 a.C.) e serviam como uma espécie de caminhos para os mortos chegarem no além. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Antiquity.
Para identificar os monumentos, os pesquisadores usaram uma tecnologia de radares conhecida como LIDAR, que possibilita o trabalho de mapeamento a partir do uso de laser aerotransportado. A área examinada foi ocupada durante o Neolítico Inicial (começando por volta de 3700 a.C.) até a Idade do Bronze Média e Tardia (1400 a 800 a.C.). No entanto, evidências de ocupação durante um intervalo de dois mil anos entre esses dois períodos, conhecido como Neolítico Médio, eram escassas até agora.
As cinco estruturas são monumentos do tipo "cursus" previamente desconhecidos. Esses monumentos pré-históricos encontrados na Europa consistem em longas e estreitas trincheiras cavadas no chão. Arqueólogos acreditam que os monumentos podem ter servido a diversos propósitos, incluindo uma associação com "eventos solares importantes", agricultura e "caminhos para os mortos".
Enquanto o tamanho da maioria dos cinco monumentos varia entre 150 e 200 metros de comprimento, o maior se estende por aproximadamente 400 metros de comprimento. Quatro deles estão alinhados em direção ao nascer do sol do solstício de verão. "Embora não saibamos os rituais reais que ocorreram lá, os arranjos sugerem que eles podem ter sido usados como rotas processionais para o luto ou como uma forma de guiar os mortos para o céu", disse James O’Driscoll, pesquisador da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e líder do estudo, em entrevista ao site Live Science.