Inicio

Imagens de radar revelam ruínas de impressionante cidade oculta do Império Maia

Um dos maiores centros urbanos da América pré-colombiana, Calakmul era a sede do chamado Reino da Serpente
Por History Channel Brasil em 31 de Outubro de 2022 às 15:59 HS
Imagens de radar revelam ruínas de impressionante cidade oculta do Império Maia-0

Um novo estudo revelou as ruínas ocultas pela floresta de uma enorme cidade do Império Maia conhecida como Calakmul. Para identificar as estruturas, os pesquisadores usaram uma tecnologia conhecida como LIDAR (ou radar laser), que possibilita o trabalho de mapeamento a partir do uso de laser aerotransportado. As imagens irão ajudar os cientistas a entender melhor a organização urbana do antigo assentamento.

Reino da Serpente

“Ao usar imagens do LIDAR, agora somos capazes de entender completamente o imenso tamanho do assentamento urbano de Calakmul e suas modificações substanciais na paisagem, que abrigava um sistema agrícola intensivo”, disse Kathryn Reese-Taylor, professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade de Calgary, no Canadá, e líder da pesquisa. “Toda a terra disponível era coberta com canais de água, terraços, muros e barragens, sem dúvida para fornecer segurança alimentar e hídrica para os moradores de Calakmul”, afirmou.

Cidade maia de Calakmul

Calakmul era a sede do chamado Reino da Serpente. Estima-se que em seu auge, o local tenha abrigado 50 mil pessoas, sendo uma das maiores cidades das Américas por volta do ano 700 d.C Embora já se soubesse do tamanho da cidade, a equipe que trabalhou no novo estudo ficou surpresa com a escala das construções e o grau de urbanização do assentamento. 

Imensos conjuntos residenciais foram identificados em toda a área pesquisada, alguns com até 60 estruturas individuais que abrigavam grandes famílias. Essas estruturas ficavam agrupadas em torno de vários templos, santuários e possíveis mercados. “Estamos empolgados para ver o que mais essa tecnologia nos ajudará a aprender sobre Calakmul”, disse Reese-Taylor. “É um privilégio desenterrar os segredos dos antigos assentamentos do México", completou.

Fontes
Universidade de Calgary
Imagens
Bajo Laberinto Archaeological Project e Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH)/Divulgação